Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de julho de 2012

SUSTENTABILIDADE


NOSSO  PROJETO  DE  TRABALHO
2ª BIMESTRE
Tema central: SUSTENTABILIDADE


     A partir da proposta de que cada grupamento deveria tentar criar seu projeto de trabalho, tendo como foco o tema SUSTENTABILIDADE os PEIs Elaine, Lia, Mariangela e Alexandre, juntamente com os AACs Maria Inês, Marilene, Cleber e Monique, pesquisaram e criaram o projeto em seguida.
     Os mesmos contaram com o apoio da Direção, P.A. Marcia Cunha e dos responsáveis para a realização do trabalho. 

BRINCANDO, CRIANDO E RECICLANDO,
MEU MUNDO VOU PRESERVANDO!
JUSTIFICATIVA:

 
              O projeto “Brincando, criando e reciclando, Meu mundo vou preservando!” é uma proposta de trabalho que visa a contribuição para formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão, voltado para uma valorização ética, social e econômica. É importante incentivar atitudes de preservação, para que as gerações futuras não sofram com a destruição do meio ambiente.
              Assim, por perceber a necessidade de um trabalho que aborde discussões de preservação, a noção de sustentabilidade para crianças gerará cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.
Esse projeto irá abordar de forma transversal as diferentes áreas do conhecimento que são: Linguagem oral e escrita, Matemática, Ciências sociais e naturais, Corpo e movimento, Música e Artes visuais.


OBJETIVOS:

               Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos problemas ecológicos e o que podemos fazer para melhorar nosso mundinho. Incorporar o respeito e o cuidado com o meio ambiente. Apresentar alternativas e soluções para as questões ambientais pertinentes ao dia-a-dia na creche.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


• Despertar nas crianças valores e idéias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras;


 • Sensibilizar de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações;
• Apresentar alternativas e soluções para as questões ambientais pertinentes no dia a dia escolar.
• Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
• Incorporar o respeito e o cuidado com o meio ambiente.
• Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais. 


ASSUNTOS A SEREM TRABALHADOS:

  • Pesquisa em livros e revistas;
  • Participar de variadas situações de comunicação oral;
  • Interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral e escrita, contando suas vivências; 
  • Familiarizarem-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato no cotidiano com os livros, revistas, histórias em quadrinhos, painéis etc; 
  • Sequenciar fatos; 
  • Reconhecer cores e formas;
  • Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula, 
  • Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com outras crianças;
  • Estabelecer contato com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;
  • Estabelecer relações entre fenômenos da natureza;
  • Aprimorar os cinco sentidos através de atividades com materiais concretos e lúdicos;
  • Desenvolver progressivamente hábito de higiene pessoal (escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho e lavar o rosto) e social (quanto a jogar o lixo no lixo e preservar o ambiente); 
  • Manipular materiais diversos para colagens;
  • Ampliar o reconhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
  •  Demonstrar curiosidade diante de novas situações objetos, pessoas e fenômenos da natureza.
  • Interpretar músicas e canções diversas;
  • Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc;
  • Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc. para o uso de objetos diversos;
  • Através de trabalhos lúdicos passar diferentes noções de interdisciplinaridade estimulando habilidades e competências nas crianças;


ASSUNTOS A SEREM TRABALHADOS:

Cores, Números e Quantidade;
O que é lixo? Onde os lixos são despejados, Os perigos dos lixos acumulados.
O que acontece quando jogamos lixo nas ruas, nos rios e mares;
Higiene pessoal e do meio em que vivemos;
Dengue;
Reciclagem;
Música e ritmos.

ATIVIDADES SUGERIDAS:

Interpretações oral, escrita e através de desenhos;
 
Atividades orais e escritas;

Brincadeiras e Jogos (Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo)

Músicas e Danças;

Pinturas, Dobraduras e Recortes;

Confecção de livros coletivos e Painéis;

Confecção de brinquedos com garrafa pet, caixas de sapato e rolinhos de papel higiênico;

Contação de histórias;

Brincadeiras com músicas trabalhando a expressão corporal;


RECURSOS:


DVD´s CD´s, livros de histórias, sucatas, papeis variados, cola, tinta guache, fantoches, diversas gravuras, jogos e brincadeiras, rodinha de conversas.


AVALIAÇÃO: 

A avaliação deverá ser contínua, através de observação e registro da participação e envolvimento de cada aluno.


REFERÊNCIAS:

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL – FEVEREIRO 2010

BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a educação
infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.


KLOETZEL, K. O. O que é meio ambiente. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1998.



VEJAM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PERÍODO...

Confeccionando brinquedos com sucata...




Ainda trabalhando com sucata...


Escola de Pais JULHO/2012...


Nossos educadores também entraram nessa onda...




Trabalhando a coleta seletiva desde a infância...






Estamos orgulhosos quanto ao aprendizado de nossas crianças!!!!!!!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário